blog whales

Saúde emocional em 4 pilares

Eu sou farmacêutica bioquímica por formação e, embora eu tenha construído uma carreira direcionada aos recursos humanos, sempre busco me recordar a razão que me levou a escolher uma carreira da área da saúde: ajudar as pessoas a serem mais saudáveis e mais felizes! Mas quando ingressei no mercado de trabalho eu me dei conta de que eu queria mais do que tratar as doenças, eu queria ajudar as pessoas a não adoecerem.

Existem 2 frases célebres que refletem o que acredito:

“Doenças são palavras não ditas” (Lacan)

“As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vivas e saem de piores formas mais tarde” (Freud)

Somos seres racionais, mas também emocionais. Precisamos alinhar mente e coração para que sejamos saudáveis, felizes e produtivos. 

Gosto de falar sobre a saúde emocional de uma pessoa refletindo sobre 4 pilares fundamentais:

  1. Qualidade dos relacionamentos interpessoais
  2. Autoconfiança
  3. Autorrealização
  4. Otimismo

 

Sobre o Primeiro Pilar: Relacionamentos
O estudo mais antigo de Harvard comprova que ser feliz está diretamente relacionado à qualidade dos nossos relacionamentos interpessoais. 

Precisamos sentir que temos com quem contar e em quem confiar! 

Quando nossos relacionamentos não são fortes o bastante, também não nos sentimos fortes o bastante para lidar com os desafios da vida. Por isso mesmo, considero este o primeiro e o mais importante pilar para a saúde emocional de uma pessoa: saber criar e manter relacionamentos que sejam bons para ambos.

Sobre o Segundo Pilar: Autoconfiança
Autoconfiança diz respeito à confiança que temos em nós mesmos e em nossas capacidades. Quanto mais autoconfiança, mais facilmente conseguimos lidar com as adversidades do dia a dia, mantendo uma visão positiva sobre o desenrolar dos fatos.

Para ter autoconfiança, precisamos não só conhecer nossas forças, mas permitir-nos tomar contato com nossas fraquezas e vulnerabilidades. Requer autocuidado e autorreconhecimento.

A autoconfiança se desenvolve de acordo com a intensidade das experiências. A cada dia, diante das novas experiências, adquirimos “novos músculos” para lidar com as situações desafiadoras do dia a dia. Por fim, ter autoconfiança não significa não ter medo, mas sim coragem para agir apesar dele.

Sobre o terceiro pilar: Autorrealização
Associo o terceiro pilar a ter um propósito e uma visão de futuro. Quando orientamos nossa vida por propósito e por objetivos pelos quais valham a pena “lutar”, empoderamos nosso presente e aumentamos nossa disposição para colocar nossos talentos a serviço das pessoas e do mundo enquanto perseguimos o nosso futuro desejado.

Quando temos um propósito a alcançar, temos disposição para aprender, desaprender e reaprender. Colocamos mais energia nas lições aprendidas do que nos erros cometidos ao longo da jornada. Temos mais tolerância à frustração e antifragilidade necessária para cair, levantar e seguir em frente fortalecidos pelos desafios que apareceram no meio do caminho.

Sobre o quarto pilar: Otimismo
Você já deve ter ouvido algumas vezes a seguinte frase: “Você pode ver o copo meio cheio ou meio vazio”. Considero bem útil enxergar que o copo ainda tem muito espaço a ser preenchido. Pois se o “copo” estiver cheio, não caberá mais nada de novo. 

Essa é a essência do otimismo, enxergar que sempre existem novas possibilidades e oportunidades. Que se você ainda não descobriu a solução para algo, não é porque ela não exista, mas simplesmente porque você ainda não foi capaz de visualizá-la. 

O otimismo é essencial pois ele nos fornece “combustível” para perseguir nossos sonhos e projetos. Ele nos mantém firmes em propósito, abastecendo nossa persistência e determinação, habilidades sem as quais nem um projeto audacioso seria possível de ser executado com sucesso.

Como dito anteriormente, eu enxergo a saúde emocional pela lente destes 4 pilares. Por isso lhe pergunto: considerando estes 4 pilares, como você avalia a sua saúde emocional no momento presente? O que você já tem feito bem e o que você precisa fazer diferente e melhor? Pense nisso e mãos à obra para construir uma vida com mais saúde emocional, mais bem estar e alta performance.

 

Texto escrito por Renata Aranega.

Receba nossas novidades

Cadastre seu email e receba em primeira mão tudo sobre a Whales