Muitas vezes estamos vivendo a nossa vida no piloto automático, sem pausa para refletir. Simplesmente seguimos, com o “pé no acelerador”, sem tempo para respirar ou para dialogarmos com a gente mesmo sobre o que verdadeiramente importa e queremos de nossas vidas.
Mas você já percebeu que quando não paramos, a vida dá um jeito de nos parar? Isso já aconteceu com você?
Comigo já aconteceu algumas vezes, bem como com clientes, amigos, familiares…
Essas “paradas forçadas” podem ser desencadeadas por uma doença, um acidente, uma demissão, uma separação, uma mudança repentina, o fim de um sonho…. são momentos de “crise” com os quais temos muito a aprender.
As crises existem para sinalizar que algo precisa ser revisto em nosso modo de ser e agir. Elas podem ser muito importantes, muitas vezes “divisores de águas”.
Aproveite as crises para refletir! Não ceda à vontade de entrar em ação novamente, retornando ao modo “piloto automático”.
As reflexões nos permitem analisar os diferentes fatos envolvidos em uma situação e decidir:
1. o que precisamos ELIMINAR de nossas vidas;
2. o que precisamos MANTER;
3. e o que precisamos CRIAR/ FAZER DIFERENTE.
E se você estiver em um momento de reflexão e estiver se sentindo melancólico ou deprimido, pergunte-se: será que estou mesmo melancólico/ deprimido ou estou simplesmente em pausa para refletir?
Sentir-se reflexivo é diferente de se sentir melancólico ou deprimido. Assim como sentir-se eufórico ou acelerado ou agitado é bem diferente de se sentir pleno e feliz.
Escrito por Renata Aranega
06/06/2022