blog whales

Flexibilidade, tolerância ao estresse e otimismo: conheça estas 3 habilidades do gerenciamento do estresse

O gerenciamento do estresse é uma parte da inteligência emocional que diz respeito à capacidade de ser flexível, tolerar o estresse e ser otimista.

Ser bem sucedido no que se refere ao gerenciamento do estresse significa ser capaz de permanecer calmo e focado, mudar de direção ou crenças quando apresentado a novas evidências, demonstrar resiliência, manter uma atitude positiva e resistir construtivamente a eventos adversos e emoções conflitantes sem ceder. No ambiente de trabalho estas habilidades são vitais se você costuma enfrentar prazos apertados ou precisa fazer “malabarismos” para atender a diferentes demandas ao mesmo tempo. Em casa, estas habilidades permitem que você mantenha simultaneamente uma casa ocupada e esteja atento à sua saúde física.

Flexibilidade & Gerenciamento do Estresse

Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que mais responde às mudanças
– Charles Darwin

A flexibilidade, em conjunto com as habilidades tolerância ao estresse e otimismo, compõe nossa capacidade de gerenciamento do estresse.

O que é flexibilidade?

Flexibilidade é a capacidade de ajustar suas emoções, pensamentos e comportamento às mudanças de situações e condições. Esse componente de inteligência emocional se aplica à sua capacidade geral de se adaptar a circunstâncias desconhecidas, imprevisíveis e dinâmicas.

Pessoas flexíveis são ágeis, sinérgicas e capazes de reagir à mudança, sem rigidez. Essas pessoas são capazes de mudar de ideia quando as evidências sugerem que estão enganadas. Geralmente são abertos e tolerantes a diferentes ideias, orientações, formas e práticas. Sua capacidade de mudar pensamentos e comportamentos não é arbitrária ou caprichosa, mas sim em conjunto com a mudança de feedback que estão recebendo de seu ambiente. Indivíduos que não têm essa capacidade tendem a ser rígidos e obstinados. Adaptam-se mal a novas situações e têm pouca capacidade de aproveitar as novas oportunidades.

Pra refletir: De 1 a 10, que nota você atribui à sua flexibilidade? A sua flexibilidade está te ajudando ou te atrapalhando em seu gerenciamento do estresse?

 

Tolerância ao estresse & Gerenciamento do estresse

“Não é o estresse que nos mata. É a adaptação efetiva ao estresse que nos permite viver “- George Vaillant

A tolerância ao estresse, em conjunto com as habilidades flexibilidade e otimismo, compõe nossa capacidade de gerenciamento do estresse.

O que é tolerância ao estresse?
A tolerância ao estresse é a capacidade de suportar eventos adversos e situações estressantes sem desenvolver sintomas físicos ou emocionais, por meio do enfrentamento ativo e positivo do estresse. Essa habilidade é baseada em (1) uma capacidade de escolher cursos de ação para lidar com o estresse (ser engenhoso e eficaz, ser capaz de criar métodos adequados, saber o que fazer e como fazer); (2) uma disposição otimista para novas experiências e mudanças em geral, e para sua própria capacidade de superar com sucesso o problema específico em questão; e (3) um sentimento de que você pode controlar ou influenciar a situação estressante mantendo a calma e mantendo o autocontrole.

Pra refletir: De 1 a 10, que nota você atribui à sua capacidade de tolerar o estresse? A sua tolerância ao estresse está te ajudando ou te atrapalhando em seu gerenciamento do estresse?

Otimismo & Gerenciamento do estresse

O otimista proclama que vivemos no melhor de todos os mundos possíveis, e o pessimista teme que isso seja verdade – James Branch Cabell, 1926

O que é o otimismo?

O otimismo é a capacidade de olhar para o lado bom da vida e manter uma atitude positiva mesmo diante das adversidades. O otimismo é um indicador de atitude positiva e perspectiva de vida. Envolve permanecer esperançoso e resiliente, apesar de contratempos ocasionais. O otimismo é o oposto do pessimismo, que é sintoma comum da depressão.

Pra refletir: De 1 a 10, que nota você atribui a seu otimismo? O seu nível de otimismo está te ajudando ou te atrapalhando em seu gerenciamento do estresse?


Dicas para desenvolvimento da flexibilidade, tolerância ao estresse e otimismo

A Flexibilidade requer que você seja capaz de modificar seus pensamentos, emoções e comportamentos em resposta à mudança.

Mas como desenvolver a flexibilidade?

Dica 1:  Aprenda algo novo fora da sua área de especialidade (um novo idioma? esporte? Hobby?). E aceite os erros que aparecerem no meio do caminho

Dica 2: Peça ajuda quando estiver sendo resistente a alguma mudança. Solicite opiniões diferentes que te ajudem a enxergar novas possibilidades e oportunidades.

………………………..

Tolerância ao estresse é a capacidade de enfrentar e responder de forma eficaz ao estresse e à pressão frequente.

Mas como desenvolver a tolerância ao estresse?

Dica 1:  Liste estratégias que te ajudam a aliviar o estresse e seus efeitos nocivos. Deixe essa lista em local de fácil acesso, de preferência visível.

Dica 2: Faça um inventário de recursos humanos (por ex amigos, colegas, familiares), pessoas com as quais você pode contar para te ajudar a lidar com situações estressantes.
Ex:
Posso contar com o João para correr
Posso contar com a Lúcia para me aconselhar
Posso contar com o Pedro para tomada de decisões

………………………..

O Otimismo, a capacidade de permanecer positivo apesar dos contratempos, geralmente diferencia os “astros do desempenho” dos outros no local de trabalho. Ele permite que você possa ver a mudança como uma coisa boa.

Mas como desenvolver o otimismo?

Dica 1:  Use a técnica do otimismo realista.
 Se você está acostumado a sempre prever o pior cenário, faça justamente o oposto. Pense no melhor cenário, converse com o seus amigos para avaliar se ele é realista, e planeje-se com foco neste cenário positivo. Só depois avalie o pior cenário possível e prepara-se para ele.

Dica 2: Use a técnica do otimismo indireto.
Se você está diante de um desafio, recapitule a sua história e lembre-se de um momento em que enfrentou algo parecido e foi bem sucedido. Resgate o que você fez e como fez. Se conseguiu no passado, você pode conseguir novamente.

Escrito por Renata Aranega
14/02/2022

Fontes:
– Emotional intelligence and your success (Steven J.Stein, PH.D. and Howard E.Book, MD)
Relatório EQi 2.0, da MHS, e vendido no Brasil pela Fellipelli.

 

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio’>Negócio foto criado por diana.grytsku – br.freepik.com</a>

Receba nossas novidades

Cadastre seu email e receba em primeira mão tudo sobre a Whales