Muitas vezes associamos conflitos a brigas e discussões. Mas o meu entendimento é de que os conflitos podem ser muito produtivos.
A pergunta é: como podemos transformar os conflitos em algo produtivo?
Isso é possível se compreendermos que as pessoas pensam, sentem e reagem às mesmas situações de formas diferentes. E que existe uma grande beleza nesse fato, já que ao trazê-las para uma discussão, podemos ouvir e integrar diferentes pontos de vista, cocriando soluções, decisões e medidas que podem ser de alto valor agregado e até mesmo inovadoras.
Faz alguns dias que estou lendo e relendo artigos e trechos de livros sobre o tema, então decidi sistematizar neste artigo algumas dicas que pude coletar sobre como encarar os conflitos como oportunidades para gerar decisões e soluções inovadoras.
DICA 1 – Esteja aberto
Escutamos com muita frequência que precisamos demonstrar um estado de abertura às ideias e opiniões dos outros. Mas isso é bastante desafiador, já que cultivamos em nossas jornadas pessoais e profissionais, anos e anos de ideias preestabelecidas sobre o que é bom ou ruim, certo ou errado. Por isso mesmo nos relacionamos com o mundo e com os outros “presos” a conceitos e imagens muitas vezes errôneas, mas que são verdades absolutas em nossas cabeças. Por isso, convido você a duvidar de suas certezas e crenças e a estar verdadeiramente aberto para enxergar o mundo a partir da “lente” do outro. Você poderá ter belas surpresas.
DICA 2 – Faça perguntas exploratórias
Em uma situação de conflitos de ideias e opiniões, exercite a habilidade de fazer perguntas para explorar os objetivos em comum, a realidade atual, as possibilidades existentes para resolverem juntos a situação e o que cada um pode fazer. Quando existem perguntas em aberto, o nosso cérebro atua com foco em encontrar respostas; e estando o cérebro racional no comando, novos insights e ideias poderão surgir.
DICA 3 – Escute com ouvidos de ouvir
Pegando o “gancho” na dica anterior, acho válido ressaltar que não adianta elaborar perguntas exploratórias com o intuito de que os outros cheguem às respostas que estamos buscando para comprovar nossas próprias hipóteses ou pontos de vista. Faça perguntas para as quais você não tem as respostas e escute verdadeiramente as opiniões e as sugestões que os outros trarão. Parta do pressuposto de que toda ideia é válida e que, combinadas entre si, darão origem a respostas mais eficientes e inovadoras.
DICA 4 – Exercite o desapego
Não é tarefa fácil, mas esteja preparado para se desapegar daquelas várias horas que você gastou postulando uma ideia, sugestão ou saída “brilhante”. Pois ela só será uma ideia ou solução brilhante se o outro também a perceber assim. Às vezes, algumas soluções parecem tão óbvias que nos sentimos incompreendidos e injustiçados quando as pessoas ao nosso redor não as validam. Mas lembre-se de cultivar o item 1 (estado de abertura) e exercitar o desapego às suas ideias. Muitas delas podem ser excelentes, mas só para você.
DICA 5 – Converse com o melhor lado da outra pessoa
Seria fácil se todos os dias estivéssemos tranquilos, serenos e abertos para lidar com as diferenças e divergências de ideias e opiniões. Mas a realidade não é assim. No dia a dia atarefado, cheio de desafios e situações estressantes, é comum sentirmos raiva, irritação e ingressarmos em conversas e discussões completamente despreparados emocionalmente para nos conectarmos com nossas próprias necessidades e com as dos outros. Por isso, penso que uma dica importante é: converse com o melhor lado da outra pessoa. Isso significa que você deve deixar de lado os rótulos e imagens preconcebidas sobre as pessoas que lhe geram sentimentos desconfortáveis e buscar colocar foco de atenção no que elas têm de melhor. Pode ser os conhecimentos técnicos, ou a capacidade de influenciar pessoas, ou ainda a capacidade de resolver problemas. Veja na outra pessoa um parceiro, um aliado que tem dons e talentos diferentes e complementares aos seus e que, por isso mesmo, poderá aportar novas ideias e perspectivas para que juntos cheguem à melhor solução.
DICA 6 – Recorra a alguém em quem você confia
Se todas as dicas anteriores não ajudarem e você perceber que não consegue lidar com um conflito de forma positiva, chame alguém de sua confiança para intermediar e te ajudar. Mas cuide para ser alguém que tenha uma visão imparcial sobre o que está em xeque, para que as outras pessoas envolvidas se sintam confortáveis com a ajuda recebida. Quando chegamos a impasses, buscar profissionais que demonstram experiência e bom senso e que podem ajudar a solucionar o conflito, é o melhor caminho.
Texto escrito por Renata Aranega.