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Como criar uma cultura de confiança dentro e fora das organizações

Um dos grandes desafios que a pandemia trouxe é sobre a relação de confiança entre líderes e times.

“A confiança é o alicerce de todos os relacionamentos saudáveis…Sem confiança, é impossível que uma organização funcione de modo eficaz. Estudos mostram que produtividade, renda e lucros são impactados negativa ou positivamente pelo nível de confiança no ambiente de trabalho” (Ken Blanchard, Cynthia Olmstead e Randy Conley)

E se há uma coisa que atrapalha a construção de confiança, é o excesso de controle. Controle e confiança mantêm, entre si, uma relação inversamente proporcional. Se o controle aumenta, o nível de confiança diminui. Por outro lado, a relação existente entre confiança e segurança psicológica é diretamente proporcional. Portanto, quanto maior o controle, menor a confiança e menor o sentimento de segurança existente entre líder e liderados.

As pesquisas de Blanchard confirmaram que funcionários abandonam organizações em que falta confiança. Em um estudo com mais de 1000 líderes, 59% dos respondentes indicaram que haviam deixado uma organização devido a problemas de confiança, citando a falta de comunicação e a desonestidade como os principais fatores a contribuírem para a decisão”

Se confiança é tão importante, como podemos criar uma cultura de confiança dentro e fora das organizações?

Abaixo listarei 6 elementos que considero essenciais para a criação de uma cultura de confiança, sendo:

  1. Seja coerente entre o que fala e faz (Walk the talk)
    Aquilo que você faz diz muito mais sobre você do que aquilo que você diz. Por isso, alinhe seu discurso à sua prática.
  2. Seja transparente
    Uma das melhores maneiras de criar um senso de confiança, é compartilhando informações, especialmente se você é líder. Isso não significa “fofocar”, muito pelo contrário, significa criar um ambiente em que as informações fluam com facilidade e estejam disponíveis a todos.
  3. Demonstre experiência e bom julgamento
    As experiências acumuladas por um profissional possibilitam a ele demonstrar autoridade e bom julgamento, essenciais para a confiança. Observe se as pessoas te buscam para pedir conselhos e opiniões, isso é sinal de que você está no caminho certo.
  4. Demonstre empatia
    A empatia nos permite compreender o mundo pela lente da outra pessoa. Trata-se de uma das habilidades mais importantes para gerar conexão genuína entre pessoas e, por consequência, fortalecer o sentimento de confiança.
  5. Atenção à reciprocidade
    Para a confiança se fazer presente, as partes que interagem têm que ter expectativas positivas uma sobre a outra. Você já deve ter ouvido esta frase algumas vezes “Fiz isso por aquela pessoa pois sei quem em meu lugar ela faria o mesmo”.
  6. Permita-se demonstrar vulnerabilidade
    Vulnerabilidade é um ingrediente essencial para a construção de confiança, pois permite à pessoa descer do “pedestal” que a distancia dos outros. Vulnerabilidade não é fraqueza, é força geradora de confiança.


Você conhece o ABCD da Confiança?

Extraído e adaptado do livro de Ken Blanchard, Liderança de Alto Nível, o ABCD da confiança fornece um orientador objetivo e eficiente para a construção de confiança.

  1. Seja Hábil (Able): Diz respeito à demonstração de competência.
    Algumas perguntas: Você sabe como fazer seu trabalho? Consegue demonstrar resultados? Consegue fazer as coisas acontecerem?
  2. Seja Crível (Believable): Significa atuar com integridade.
    Algumas perguntas: Você é honesto em suas relações? Sabe criar e/ou seguir processos justos? Você trata as pessoas da melhor maneira que poderia? Atua com consistência e orientado por valores que garantam que as pessoas possam confiar em você?
  3. Esteja Conectado (Connected): Trata de demonstrar cuidado e preocupação com outras pessoas.
    Algumas perguntas: Você busca identificar as necessidades das outras pessoas e apoiá-las? Você compartilha informações sobre si mesmo? É capaz de demonstrar vulnerabilidade?
  4. Seja confiável (Dependable): Trata de honrar compromissos e dar seguimento ao que comunicou que faria.
    Algumas perguntas: Quando promete algo, você cumpre? Você é organizado e previsível? Você se responsabiliza por suas ações?

Espero que as 6 dicas para criação de uma cultura de confiança somadas ao ABCD da Confiança tenham fornecido ideias e insights sobre como você mesmo pode ser um protagonista e agente de transformação cultural. A construção da confiança é uma via de mão dupla. Depende de todos, inclusive você!

Artigo escrito por Renata Aranega
Data: 04/08/2021

 

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