blog whales

A sabedoria do eneagrama

“O eneagrama é uma figura geométrica que representa graficamente os nove tipos essenciais de personalidades presentes na natureza humana e suas complexas inter-relações. Ele é resultante da evolução da psicologia moderna, que tem suas raízes na sabedoria espiritual de diversas tradições antigas. A palavra Eneagrama vem do grego ennea, que significa “nove”, e grammos, que significa “figura”; assim, a palavra representa uma figura de nove pontas.

… o Eneagrama tem imensa valia no mundo de hoje: ele pode mostrar a negros e brancos, mulheres e homens, protestantes e católicos, judeus e árabes, homossexuais e heterossexuais, pobres e ricos que, se forem além das distinções superficiais que os separam, encontrarão um nível inteiramente novo de comunhão em sua humanidade.

O eneagrama não é uma religião nem interfere com a orientação religiosa. Ele não pretende ser um caminho espiritual em si. Todavia, ocupa-se de um elemento fundamental a todos os caminhos espirituais: o autoconhecimento.”

Estes trechos foram todos extraídos do livro de Don Richard Riso & Russ Hudson “ A sabedoria do eneagrama: guia completo para o crescimento psicológico e espiritual dos nove tipos de personalidade”

Este livro é uma das minhas principais dicas de leitura quando o assunto é autoconhecimento.

No livro, o leitor poderá encontrar:
– questionários para determinar qual é seu tipo de personalidade;
– perfis individuais destinados a maximizar o potencial de cada tipo e minimizar prováveis dificuldades;
– dicas e sinais de alerta para cada tipo;
– estratégias práticas e exercícios para abandonar velhos hábitos, melhorar relacionamentos e aumentar a liberdade interior;
– grandes revelações acerca de motivações, medos e desejos de cada tipo.

Os 9 tipos de personalidade segundo o eneagrama

Embora possamos identificar em nós mesmos comportamentos de cada um dos nove tipos de personalidade do eneagrama, as características que mais nos definem provêm de apenas um deles.

Este artigo não será o suficiente para você determinar qual é o seu eneatipo (tipo de personalidade segundo o eneagrama), mas a leitura rápida da definição de cada tipo pode te ajudar a chegar às duas ou três que mais lhe parecem adequadas a você mesmo.

Tipo 1: O Reformista. Tipo idealista, seguidor de princípios, as pessoas do tipo 1 têm um senso muito claro do que é certo ou errado. Organizadas, meticulosas, vivem conforme altos padrões e morrem de medo de errar. Podem ser críticas, perfeccionistas, impacientes e ter problemas com a raiva reprimida.

Tipo 2: O Ajudante. As pessoas do tipo 2 são amigáveis, generosas, empáticas, sinceras e afetuosas, mas podem também ser sentimentalistas e aduladoras, esforçando-se para agradar o outro a qualquer preço. Buscam tornar-se necessárias, mas têm dificuldades para cuidarem de si mesmas e reconhecerem suas necessidades.

Tipo 3: O Realizador. Tipo adaptável, movido pelo sucesso. Seguras de si, atraentes e encantadoras. Ambiciosas, competentes e sempre prontas para agir, podem deixar-se orientar pela necessidade de status e pela idéia de progredir na vida, ficando muito preocupadas com sua imagem e com o que os outros pensam a seu respeito.

Tipo 4: O Individualista. Pessoas atentas a si mesmas, sensíveis, calmas, românticas e reservadas. São emocionalmente honestas e não têm medo de revelar-se como são, mas estão sujeitas a flutuações de humor e inibições. Seus problemas mais comuns são o comodismo e a autocomiseração (compaixão por si mesmo)

Tipo 5: O Investigador. Tipo concentrado, cerebral. São pessoas alertas, perspicazes, curiosas. Conseguem abstrair-se de tudo e concentrar-se no cultivo de idéias e os dons mais complexos. Seus maiores desafios podem estar concentrados no isolamento, excentricidade e niilismo.

Tipo 6: O Partidário. Tipo dedicado que valoriza a segurança. Esforçadas, responsáveis e dignas de confiança. Mas podem ser defensivas, evasivas, e muito ansiosas, estressando-se só de reclamar do estresse. Seus problemas mais comuns são a insegurança e a desconfiança.

Tipo 7: O Entusiasta. Tipo produtivo, sempre ocupado. Versáteis, espontâneas, otimistas, podem mostrar-se também impulsivas, dispersivas e pouco disciplinadas, tendendo a assumir mais responsabilidades do que podem dar conta. Podem não terminar o que começam e, ainda, exaustas pelo excesso de atividades.

Tipo 8: O Desafiador. Tipo forte e dominador. Seguras de si, firmes e assertivas. Protetoras, talentosas e decididas podem também ser orgulhosas e dominadoras. Podem querer controlar o ambiente em que vivem, mostrando-se contenciosas e intimidadoras.

Tipo 9: O Pacifista. Tipo descomplicado, de fácil convivência. Constantes, crédulas e receptivas, têm bom gênio, bom coração e são fáceis de contentar, embora possam ir longe demais para manterem a paz, fazendo de tudo para evitarem conflitos. Podem ser muito passivas e teimosas.

Quer saber mais sobre o eneagrama? Sugiro a leitura do livro “A sabedoria do eneagrama” de Don Richard Riso e Russ Hudson.

Adaptação de Renata Aranega de partes do livro “A sabedoria do eneagrama” de Don Richard Riso e Russ Hudson.

Imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/amor’>Amor foto criado por jcomp – br.freepik.com</a>

 

Receba nossas novidades

Cadastre seu email e receba em primeira mão tudo sobre a Whales